Lázaro Lozano, "Esboço para um quadro"

© José Pessoa/ADF


Bonifácio Lázaro Lozano (Nazaré, 1906 – Madrid, 1999)
Esboço para um quadro, 1977
Pastel e aguarela sobre papel
Oferta do autor, 1979
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 97 Pint.


Conforme anotação manuscrita no canto inferior esquerdo, esta pintura é um estudo para uma obra posterior, com figuras e temática associada à Nazaré, onde o artista nasceu e viveu durante alguns anos.

Bonifácio Lázaro Lozano, de ascendência espanhola, nasceu em 1906 na Nazaré,
localidade piscatória onde viviam seus pais com outros dois filhos. No ano seguinte, a família ruma a Setúbal, onde se estabelece com uma fábrica de conservas.

Cedo, Lázaro Lozano demonstrou gosto pela arte; foi aluno Veloso Salgado na Escola de Belas-Artes de Lisboa e conclui a sua formação em 1931, em Madrid, na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando.

Em 1934, com uma bolsa de estudo dessa instituição, escolhe a Nazaré como destino por dois anos. Aqui, deixa-se impressionar pelas gentes do mar, pintando retratos individualizados ou cenas de grupos, com rostos vigorosos e fortes, mas também sofredores, envolvidos no desenrolar de atividades piscatórias ou em cenários indefinidos.

Com uma vida repartida entre Portugal e Espanha, a sua obra é vasta e distribui-se por várias fases, desde as formas mais simples a uma forte carga expressiva. Mas as figuras da Nazaré são uma presença constante.

Para além do Museu da Nazaré, Lázaro Lozano está representado noutras instituições, como o Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), o Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa), o Museu Dr. Santos Rocha (Figueira da Foz) e o Museu de Setúbal (Convento de Jesus); em Espanha, destaque para o Museu de la Real Academia de San Fernando, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid) e o Museo de Bellas Artes de Badajoz.


+ informação sobre esta e outras obras de Lázaro Lozano no Museu Dr. Joaquim Manso em MatrizNet


Sem comentários:

Enviar um comentário