Abílio, "Casais em trajo de festa"



Abílio de Mattos e Silva (1908-1985)
“Casais em trajo de festa”, s.d.
técnica mista sobre papel
alt. 29,5 x larg. 20 cm
legado de Abílio de Mattos e Silva e de Maria José Salavisa de Mattos e Silva (autor e esposa), 1986
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 126 Des.


A Nazaré é uma terra que promove paixões, encontros singulares com a natureza e a vivência muito própria das gentes do mar, fortalecendo o desejo de regressar. Muitos dos que por aqui passaram ficaram encantados com a beleza da paisagem e da praia, com o tipicismo e rostos das gentes e com as cores e formas do seu trajar. Assim aconteceu com Abílio de Mattos e Silva (1908-1985).

Esta pintura insere-se na temática nazarena da obra do pintor, possivelmente realizada durante o período em que residiu na Nazaré, nos anos 1930.

Pintor e ilustrador,
elegendo a Nazaré e Óbidos como dois cenários fundamentais do seu trabalho, com a peça "Tá-Mar" de Alfredo Cortez, Abílio inicia uma longa e notável carreira como cenógrafo e figurinista, traduzida em incontáveis realizações no domínio do Bailado, da Ópera e do Teatro.

Em 1986, no 10º Aniversário do Museu Dr. Joaquim Manso, as suas obras relacionadas com a Nazaré são legadas a esta instituição, nomeadamente um conjunto assinalável de desenhos e pinturas que servem de ilustração à investigação meticulosa realizada por Abílio sobre o traje da Nazaré, de que resulta o livro “O traje da Nazaré”, publicado em 1970. É exemplo esta pintura “Casais em trajo de festa”.

+ Informação em MatrizNet



Sem comentários:

Enviar um comentário