Procissão de Nossa Senhora da Nazaré, andor




Álvaro Laborinho (1879 - 1970)
Procissão de Nossa Senhora da Nazaré, andor, 8 setembro 1931
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 1400 Fot.
 

Setembro é o mês das Festas na Nazaré!
A 8 de setembro, dia em que a Igreja assinala a Natividade de Nossa Senhora, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Nazaré, sendo este o feriado municipal da Nazaré, vila onde o Museu Dr. Joaquim Manso se encontra localizado.

Esta é uma fotografia da autoria do nazareno Álvaro Laborinho, de um aspecto da Procissão de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, a 8 de setembro de 1931. Em primeiro plano, à direita, dispõem-se o padre e elementos da Irmandade; à esquerda, o pálio e o andor com a imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Em segundo plano, acumulam-se os crentes. Atrás, avista-se uma parte do edifício do Palácio Real e do Santuário.

CONTA A LENDA que, em 14 de setembro de 1182, quando D. Fuas Roupinho, alcaide-mor do Castelo de Porte de Mós, andava à caça nesta região, terá encontrado um veado. Ao ser perseguido, o veado, que seria o demónio disfarçado, precipita-se do alto do promontório sobre o mar, salvando-se D. Fuas miraculosamente, por intercessão de Nossa Senhora da Nazaré, cuja imagem aí estava escondida numa pequena gruta e, segundo a tradição, fora executada pelo próprio São José, em Nazaré da Palestina, e trazida pelo último rei godo, D. Rodrigo, e Frei Romano. Em ação de graças, nesse local, D. Fuas mandou construir a pequena Ermida da Memória e, a partir do séc. XIV, tem início a edificação do Santuário, que desde sempre recebeu a proteção real e que ainda hoje acolhe numerosos peregrinos e turistas.

COM A DIVULGAÇÃO DOS MILAGRES DA SENHORA DA NAZARÉ, o "Sítio" (do Milagre) converteu-se num importante centro de peregrinação e o culto estendeu-se quer dentro do país quer além-fronteiras, pelo império português, tendo hoje significativa expressão no Brasil, em Belém do Pará. Anualmente, em setembro, aqui se realizam as "Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré" (cf. CNSN), atraindo vários Círios, o mais conhecido o "Círio da Prata Grande" (saiba + aqui).

O MUSEU DR. JOAQUIM MANSO – MUSEU DA NAZARÉ, para além do espólio fotográfico, possui numerosas obras referentes a esta solenidade e culto em honra de Nossa Senhora da Nazaré, desde uma importante coleção de “registos de santo”, “lâminas”, obras de arte, ourivesaria e objetos etnográficos vários.

Consulte outras edições do “Objeto do Mês de Setembro” sobre as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré:


- Mário Botas, “Milagre de Nossa Senhora da Nazaré 
- "Tábua de Milagre", 1776
- Lâmina de Nossa Senhora da Nazaré
- A Biblioteca sugere: http://mdjm-nazare-lojaebiblioteca.blogspot.pt/2012/09/lendas-de-portugal.html


+ informação sobre esta fotografia no MatrizNet

Sem comentários:

Enviar um comentário