Festejando o São Brás














Festejando o São Brás, 1979
MDJM inv. 43-2-4 Fot.


“O Carnaval é um folguedo. Pois folgamos todos. E quando chega a festa do S. Brás, em três de Fevereiro logo a brincadeira começa. Qualquer pretexto serve para as pessoas se refugiarem no esquecimento”.

Alves Redol



Num dos festejos populares mais genuínos, no dia 3 de Fevereiro, as gentes da Nazaré sobem ao Monte de São Bartolomeu ou Monte de São Brás, lugar místico associado à Lenda de Nossa Senhora da Nazaré e onde se situa a pequena ermida caiada de branco, tradicionalmente com três imagens sobre singelo altar: Nossa Senhora das Candeias (2 de Fevereiro), São Bartolomeu e São Brás (3 de Fevereiro), este último orago da capela.

Dizem que vão pagar as suas promessas. Antigamente, as mais evidentes eram as das raparigas solteiras, que levavam uma telha para a capela, para serem bafejadas com a sorte de arranjar um namorado e assim casar.

Mas, sobretudo, para os nazarenos, esta é a festa que marca o início oficial da folia carnavalesca, num crescendo de animação até à semana do Entrudo. Crianças e adultos, todos envergam os seus trajes tradicionais ou vão mascarados (“ensaiados”) com coisas que vão buscar às arcas, num “traje trapalhão”.

Antes a pé, hoje mais de carro, é de ver os “romeiros” com os cestos de comida para fazerem os seus piqueniques, no sopé do monte. Do “farnel” constam carnes de porco para grelhar, chouriço, morcela de arroz e toucinho. Os antigos costumavam levar sardinhas salgadas, que comiam com broa, tradição mantida por alguns. Assim como não pode deixar de faltar o garrafão de vinho, para animar…

Assim que se chega ao pinhal, há que procurar lenha para se fazer a fogueira e preparar a merenda. Por fim, depois de “bem comidos e bem regados”, salta-se a fogueira, juntam-se vários grupos e começa o bailarico com instrumentos improvisados, hoje substituídos por banda musical contratada.
É aqui que, mais recentemente, também se faz a primeira apresentação dos Reis do Carnaval.

Antes da partida, na feira que sempre se organiza, os foliões compram pinhões e enfiadas de maçã seca, que são curadas no fumeiro e que as raparigas vaidosamente ostentavam como colares ao pescoço.

O regresso era feito em grupo, a cantar de alegria. A festa era continuada nas tabernas. Hoje, fica-se no pinhal ou na rua até ao limite do cansaço.

Agora todos têm que se preparar… porque o Carnaval está à porta!


Sem comentários:

Enviar um comentário